por Carla Serqueira

A pesquisa mostra Ronaldo Lessa (PDT) com 29% da preferência do eleitorado e Fernando Collor (PTB) com 28% das intenções de voto

Divulgada ontem à noite pelo AL TV 2ª Edição, a primeira pesquisa Ibope Inteligência sobre as intenções de voto em Alagoas revela que a eleição para governador está indefinida no Estado. Os números indicam que houve empate técnico entre os candidatos Ronaldo Lessa (PDT), que somou 29% da preferência dos alagoanos, e Fernando Collor (PTB), que ficou com 28% das intenções de voto. Já o atual governador, Teotonio Vilela Filho (PSDB), apareceria em terceiro lugar, com 24% da escolha dos eleitores, ficando fora do 2° turno. Cada um dos outros três candidatos – Tony Cloves (PCB), Mário Agra (PSOL) e Jeferson Piones (PRTB) – somou 1% das intenções de voto. Foram ouvidos 812 eleitores no Estado, entre os últimos dias 21 e 23 de agosto, dos quais 5% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 11% revelaram que ainda estão indecisos sobre em quem vão votar  no próximo dia 3 de outubro.

Na disputa para presidente, Dilma teria 61% dos votos

Se as eleições fossem hoje, a candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) venceria no primeiro turno, em Alagoas, com 61% dos votos, de acordo com a primeira pesquisa do Ibope Inteligência, realizada durante esta campanha no Estado. O candidato do PSDB, José Serra, ficaria com 24% da preferência dos alagoanos, enquanto que a candidata do PV, Marina Silva, somaria apenas 3% dos votos. Os demais candidatos a sucessores do presidente Lula (PT) não somaram pontos. Dos 812 eleitores entrevistados entre os dias 21 e 23 de agosto, 3% responderam que votariam em branco ou nulo. Outros 8% dos eleitores afirmaram que ainda não sabem em que presidenciável vão votar. A pesquisa do Instituto Ibope foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas com o n° 11521/2010 e também no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo de n° 25239/2010.

Coligação vai pedir informação hoje

Diante dos números da nova pesquisa – com um resultado bem diferente do que foi registrado pelo Gape –, a coligação “O Povo no Governo”, do candidato Fernando Collor (PTB), formaliza hoje um pedido de informações ao Ibope. Segundo o advogado Fábio Ferrário, a coligação pedirá acesso às planilhas, tabelas e dados sobre o levantamento de campo, para esclarecer qualquer dúvida sobre o cenário apresentado. “Vamos entrar com requerimento amanhã [hoje], para ver todos esses dados; queremos que o Ibope explique como chegou ao resultado. Não estamos levantando dúvidas sobre a pesquisa. É apenas para deixar as coisas bem claras”, disse Ferrário na noite de ontem.

Ibope: Heloísa e Renan seguem à frente

Convidados a escolher dois candidatos a senador – uma vez que Alagoas tem duas vagas na disputa nesta eleição –, os eleitores alagoanos, ouvidos pelo Ibope Inteligência, nos últimos dias 21 e 23 de agosto, se as eleições fossem hoje, dariam a vitória para Heloísa Helena (PSOL), que ficaria com 44% dos votos; e ao senador Renan Calheiros (PMDB), que garantiria nas urnas 42% da preferência dos alagoanos. O deputado federal e candidato ao Senado apoiado pelo prefeito de Maceió, Cícero Almeida, Benedito de Lira (PP), amargaria a terceira posição, se a hora da verdade fosse hoje, com 28% dos votos dos alagoanos. Muito distante, viria na quarta colocação o candidato Zé Costa (PPS), que já foi deputado federal, com 4% dos votos. Os candidatos Álvaro Vasconcelos (PTB) e Eduardo Bomfim (PCdoB) apareceriam na sequência, cada um com 2% das intenções de voto.
Fonte: gazetadealagoas
Anúncios