Este é o início da construção de um portal diferente, que busca promover a Inclusão Digital e a Difusão do Conhecimento dentro do estado de Alagoas.

Acreditamos que Alagoas tem muito a oferecer a este mundo digital e este mundo só pode ser uma porta de desenvolvimento se Alagoas por sua vez se empoderar deste espaço criativo de infinitas oportunidades.

Sabemos que nos dias de hoje já ficou comprovado que a produção de conteúdos digitais e sua livre distribuição pela internet, aliada principalmente a cadeia produtiva da indústria cultural, colabora decisivamente para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

A exclusão digital aprofunda as diferenças socioeconômicas, as desigualdades sociais e regionais, e é também estímulo para a violência. O objetivo da inclusão digital é, por um lado, equipar o cidadão com instrumentos que lhe permitam inserção no mundo de trabalho e, por outro, lhe abram a janela para o mundo do conhecimento e para a interação com outras pessoas e comunidades.

A sociedade civil e o Governo do Estado de Alagoas tem um importante e até histórico papel, dentro deste momento de transformações tecnológicas, principalmente no âmbito da convergência entre as diversas plataformas englobando – TV, Rádio, Celulares, Games – na rede mundial de computadores.

Não diferente de outros lugares no mundo, a sociedade Alagoana e o Estado Alagoas tem como desafio, articular estes conteúdos digitais, assumindo a premissa da interatividade, abordando-os de forma transversal e aberta, para atender as demandas locais e o fomento de uma cadeia produtiva capaz de combater as mazelas de Alagoas.

É neste sentido que faz-se necessário a construção de ambientes como este onde a população de Alagoas, sobretudo os jovens alagoanos possam desfrutar de ferramentas do campo das Tecnologias da Informação e da Comunicação – TICs que conduzam a produção de conteúdos educativos, que reflitam, reconstruam e valorizem a identidade do Estado de Alagoas em prol do fomento de uma cultura cidadã, mais justa e de paz.

O Projeto De Repente está aí para contribuir nesta conquista, construindo um portal que pretende atuar como página inicial dos pontos públicos de acesso a internet, para convergir conteúdos positivos por uma Alagoas mais pra fente e por um mundo melhor de se viver. Além disso, DeRepente traz a missão de construir farois de iluminação digital, com a edificação de estruturas que sirvam como laboratório de metodologias inclusivas no âmbito da convergência entre Arte, Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação.

Tente entender um pouquinho mais, assistindo este vídeo de apresentação desta idéia que De Repente está dando certo:

Fonte: Alagoas Colaborativo

Anúncios