Memorial Zumbi dos Palmares

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).

Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Em Alagoas não poderia ser diferente, a importância histórica do maior de todos os quilombos e da Serra da Barriga é reafirmada durante todo o mês de novembro com atividades sócio-políticas, culturais e religiosas. A Serra da Barriga também chamada de Cerca Real dos Macacos foi à sede do Quilombo dos Palmares, considerada o templo da resistência negra é enquadrada como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Encontra-se no Planalto da Borborema, com 5km de subida e 500m acima do nível do mar, possui no seu platô o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana do Brasil e do continente americano.

Para celebrar o dia 20 de novembro foi realizada diversas apresentações como: orquestra de tambores, fanfarras; grupos de capoeira; grupos afros como o Afro Caeté; Filhos de Zumbi; Malungos do Ilê; Sururu de Capote; Coité D’Airá; Muzimba, entre outros.

Um grande desfile cívico-militar e estudantil está sendo realizado nesta tarde, na Avenida Monsenhor Clóvis, com participação da banda da PM, e apresentações de várias escolas municipais de União dos Palmares de projetos como o “Conhecendo a Nossa História – União dos Palmares” e o “Discriminação rima com não”.

Fonte: alagoasemtemporeal

Anúncios