Dom Emanuel Messias e monsenhor José Francisco Falcão, nomeados dia 16/02 para a Diocese de Caratinga e o Ordinariato Militar

O Papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 16, três novos bispos para o Brasil. Aceitando a renúncia do Bispo da Diocese de Caratinga (MG), Dom Hélio Gonçalves Heleno, por motivo de idade, o Papa nomeou para sucedê-lo o Bispo de Guanhães (MG), Dom Emanuel Messias.

O Santo Padre nomeou ainda, a pedido do Bispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, o monsenhor José Francisco Falcão de Barros, como Bispo Auxiliar do Ordinariato. Atualmente, padre José Francisco é pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Já a Arquidiocese de Belém do Pará  também receberá um novo bispo auxiliar. Monsenhor Teodoro Mendes Tavares, que exercia seu trabalho em Central Falls, nos Estados Unidos, fará parte do episcipado da arquidiocese.

Dom Emanuel Messias

Natural de Salinas (MG), Dom Emanuel Messias foi ordenado bispo em 4 de abril de 1998, em Governador Valadares (MG), onde trabalhou até ser nomeado Bispo de Guanhães. Estudou Filosofia em Mariana (MG) e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. Além disso, é especialista nas Sagradas Escrituras, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Como bispo, é responsável pela Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da  CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).

Monsenhor José Francisco Falcão

Paróco da Paróquia de São Vicente de Paulo (AL) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965, em Paulo Jacinto (AL) e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (RJ). Tem Mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma, Itália, e é doutor em Direto Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, também em Roma, Itália. É membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos consultores e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Monsenhor Teodoro Mendes

O novo bispo auxiliar de Belém do Pará, monsenhor Teodoro Mendes Tavares, nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, no dia 7 de janeiro de 1964. Foi ordenado presbítero em 11 de julho de 1993. Chegou ao Brasil em 1994 para exercer a “Missão Amazônia” e, em 2003, se tornou Superior dos Missionários Espiritanos na Amazônia. Integrante da Congregação do Espírito Santo (CSSp), atualmente, exerce seu ministério em Central Falls, nos Estados Unidos da América.

Fonte: cançãonova

Anúncios